Acampamento de Jovens
17 a 20 de Fevereiro de 2023

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Não podemos reduzir a vida cristã ao simples ensinamento de que as pessoas devem imitar os padrões morais de Cristo, afinal, o discipulado não se restringe a conduzir pessoas a imitarem Jesus Cristo por meio da uma especulação do tipo “como ele agiria nos dias de hoje?”.
Ensinar alguém a seguir Jesus não é o mesmo que aplicar à vida as boas práticas que Ele realizou, ainda mais quando corremos o risco de seguir um Cristo fabricado por nossa própria mente.
Imitar Cristo não é algo abstrato, não é construído com ideias apenas, mas é algo estabelecido mimeticamente.
O termo “mimético”
O termo “mimético” vem de mímesis, uma palavra de origem grega que está relacionada a tudo o que é da ordem da imitação. Os apóstolos e seus seguidores abraçaram essa perspectiva. Como não se lembrar da expressão usada pelo apóstolo Paulo quando disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11.1)?
Eles não imitavam os exemplos éticos da vida de Jesus, mas o Cristo crucificado, em sua atitude de autossacrifício.
Se o discipulado é mimético, pressupõe-se que precisamos de um modelo que nos sirva de base. Mas, como imitar Cristo se as pessoas querem ser o que querem, e não o que Deus quer que elas sejam? Imitar Jesus não comprometeria nossa autenticidade e originalidade?
A autenticidade é uma das marcas do nosso tempo.
Constantemente, ouvimos frases como: “Seja você mesmo”, proferidas por aqueles que acreditam na pessoa inédita. Entretanto, se formos honestos, veremos que sempre imitamos alguém. Não somos autênticos e sempre procuramos um modelo para imitar.
A grande questão é: quem são nossos modelos, isto é, quais são nossas referências?
Estamos todos rodeados de arquétipos que tentam imprimir em nós os seus padrões. Hoje, esses moldes chamam-se influencers: um jogador de futebol, quando apresenta um barbeador; uma cantora, quando mostra sua roupa de grife; a atriz que abre sua caixa de maquiagem; o personal trainer, quando expõe sua academia; etc.
Em redes sociais, mídias televisivas, canais de YouTube… eles estão por toda parte. Sempre teremos um modelo à vista, alguém que nos causa profunda admiração e que nos faz desejar o que queremos ser, ou você nunca percebeu que, quando admiramos uma pessoa, queremos imitá-la em quase tudo?
Estamos constantemente procurando por modelos a serem imitados, mas apenas quando nos voltamos para Cristo, quando nos entregamos a Ele, começamos a ter uma personalidade própria que glorifica a Deus.
Qual é a nossa missão?
Nossa missão não é ensinar as pessoas a desejarem ser o que quiserem, mas ensiná-las a se tornarem como Jesus. O discipulado começa com a admiração por Cristo e transforma-se na imitação de quem Ele é, influenciando os outros, como cópias de um modelo perfeito.
No fim das contas, os nossos filhos não aprenderão meramente com nosso discurso, mas, sim, com nosso exemplo.
O Radicalis começou: de 17 à 20 de Fevereiro estaremos no Centro Metropolitano Cidade Viva.
Vagas esgotadas para o #Radicalis2023
Para você que vai, nos vemos lá! Para você que ficou de fora, nos vemos no culto do dia 25/02.
Quarto 🛏
Vagas na Casa do Oleiro para mulheres e vagas na Vila da Paz para homens.-
Vagas esgotadas para mulheres na Casa do Oleiro
-
Homens: necessário levar colchão de solteiro
-
Últimas vagas na Vila da Paz
Capelinha ⛪
Vagas na Capelinha apenas para mulheres, sendo necessário levar colchão.-
Necessário levar colchão de solteiro
-
Acomodação apenas para mulheres
-
Pouquíssimas vagas
Barraca 🏕
Vagas de camping para homens e mulheres no novo Bosque da Cidade Viva.-
Cupom ACAMPRAIZ: pague R$ 300 em 3x
-
Levar Barraca e Colchão
-
Estrutura de camping
Assita ao vídeo oficial
Dúvidas frequentes sobre o acampamento
Listamos as principais dúvidas para você que está indo pela primeira vez e também pra você que sempre esquece!
Onde vai ser o acampamento?
O Radicalis acontece todos os anos no Centro Metropolitano Cidade Viva. É um local de 150 hectares, que fica na saída de João Pessoa, na cidade do Conde.
O local conta com uma estrutura completa: capela, casarão, quartos, banheiros, além de coreto, bosques, trilhas, quadras e áreas esportivas, restaurantes, piscina e mais.
Como funciona a alimentação?
Toda a alimentação para aqueles que farão parte do acampamento será feita pelo nosso querido e delicioso Restaurante Raízes. Além do que já está incluso na inscrição, você também pode adquirir lanches especiais e sobremesas.
O que eu preciso levar na mala?
Antes de tudo colchão ou colchonete de solteiro. É importante também levar:
Bíblia, repelente, roupa para sujar, carteira do plano de saúde, ventilador (apenas para quem vai ficar na barraca), toalha de rosto e corpo, lanterna, material de higiene pessoal, protetor solar, barraca (para quem for ficar nela, claro) e também suas roupas para as noites temáticas.
Como vai ser a ida e a volta para o acampamento?
No momento da sua inscrição você vai sinalizar se vai com o ônibus da Cidade Viva ou se você vai no seu carro direto para o Campus Metropolitano. É importante sinalizar para realizarmos a gestão das vagas. A Cidade Viva Aeroclube será o ponto de partida e chegada. Teremos equipe de check-in nos dois locais: Aeroclube para quem vai de ônibus e no Metropolitano para quem for direto.